sábado, 30 de agosto de 2008

Parque de São Bartolomeu pede socorro

Por Márcio Viana
Parque de São Bartolomeu, patrimônio histórico-cultural da humanidade, pede socorro.
Aconteceu no sábado e no domingo, 23 e 24 de agosto, as comemorações a São Bartolomeu na localidade de Plataforma, Subúrbio ferroviário de Salvador. Onde está situado o Parque de São Bartolomeu, patrimônio histórico-cultural da humanidade.
Foi realizada a segunda "Caminhada Omi-Aeyê (mundo das águas)". A saída ocorreu na Estrada Velha do Cabrito, na sede da instituição "Cabricultura" com o termino no Largo de Oxum, no Parque de São Bartolomeu.
Esse evento foi realizado pelo Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS), junto com a comunidade de Plataforma, além de membros de cinqüenta e oito terreiros de candomblé existente no bairro.
Na ocasião, aconteceram um movimento político que reivindica ações de revitalização do parque por parte do governo estadual e federal; apresentações culturais de comunidade situadas nos arredores do parque; a presença de autoridades locais e representantes do Centro de Estudo Sócio-Ambiental (Pangea) e outras instituições.
Segundo Tereza Cristina, membro do Fórum da Juventude Negra (FJN), "O parque de São Bartolomeu é um local de rica mata atlântica dentro da cidade de Salvador, tem que ser revitalizado e preservado. Eventos como este busca dar visibilidade a este ambiente, não só porque aqui é um local de reunião de membros do candomblé e outras religiões. Mas porque receber visita da comunidade cientifica, estudantes de varias idades e de pessoas interessadas em conhecer este espaço natural com cinco cachoeiras".
Márcio Viana: Radialista; Menbro do Fórum da Juventude Negra.
(71)8704-6507
Todos os sabados na Rádio Tribuna Livre FM 105.1, das 17 às 19h.Acesse nosso blog: http://avozdaraca.blogspot.com/

Um comentário:

A Poeta da estação disse...

Pois é Márcio mais este espaço violentado pelo descaso...Triste..
Adorei seu blog! Parabéns!!!
E é verdade durmo pouco!