quarta-feira, 2 de julho de 2008

Lei de incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura foi lançada em versos e prosas

Lei de incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura foi lançada em versos e prosasUma vez implementada pelo Poder Público, a Lei vai apoiar as experiências populares, a ampliação do acesso ao livro, o estímulo à criação literária e editorial, além de fomentar a formação continuada de mediadores de leitura.

Foi dada a largada para o fomento à leitura para além do ambiente escolar. No dia 10 de junho, durante solenidade no palácio da Aclamação, no Campo Grande, foi lançada a Lei 7.471/2008, de Incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura, com a presença de autoridades das esferas federal, estadual e municipal, representantes de empresas privadas, alunos de escolas públicas e particulares, colaboradores e população de um modo geral.
A Lei, sancionada no dia 28 de maio, pelo Executivo Municipal, é de autoria da vereadora Olívia Santana, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. "Viemos celebrar a lei que vem fazer com que a leitura não fique presa na sala de aula, ganhando as ruas com uma política definida", salientou a vereadora. Com esse instrumento legal, Salvador poderá contar com uma política de fomento à leitura. A expectativa é que as bibliotecas estaduais e municipais sejam potencializadas ainda mais. "Estamos assumindo aqui a luta pela democratização do livro e da leitura", disse.
"Parabenizo Olívia pela concretização da lei", elogiou Márcio Meirelles, secretário Estadual de Cultura. Para Elieser Cruz, subsecretário Municipal de Educação e Cultura, que estava representando o prefeito João Henrique no evento, agora é fazer cumprir a lei. Segundo Albino Rubim, presidente do Conselho Estadual de Cultura, parabenizou Olívia Santana pela conquista. "Nós precisamos muito de leis e incentivos que façam com que a cultura se desenvolva no estado", frisou.
Representando o governo federal, Jefferson Assumção, coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura, parabenizou Salvador pela nova legislação. "Quantos mais municípios aderirem ao Plano, mais fácil será enfrentar o baixo índice de leitura", ressaltou.
Versos e prosas
A madrinha do lançamento da Lei, a escritora Mabel Veloso, elogiou a iniciativa. "Essa lei já deveria existir há muito", seguindo seu texto contando uma estória. A escritora e dramaturga Aninha Franco também não deixou por menos: fez a leitura dramática de um texto criado para o evento.
A festa de lançamento da lei 7.471/2208 foi abrilhantada com declamações de poemas, pelos poetas Marcos Peralta, Wilson Mello e Sirlene esta última representante da Escola Comunitária Medianeira. Os poetas mirins da Biblioteca Prometeu também marcaram presença. A festa contou com a apresentação de repentistas e do cantor Jereba e foi encerrada com o Arraia do Letramento, com o Bando Virado no Mói de Coentro.
Objetivos da Lei
O principal objetivo da lei é estimular a leitura e a formação de uma sociedade de leitores. Além disso, visa apoiar as experiências populares, a ampliação do acesso ao livro, o estímulo à criação literária e editorial, além de fomentar a formação continuada de mediadores de leitura.
Para isso, serão mantidos atualizados os acervos das bibliotecas municipais, assim como serão priorizadas instalações de bibliotecas em bairros desprovidos desses equipamentos e criados programas que assegurem o acesso à leitura também dos portadores de deficiência visual e auditiva, dentre outras ações. Essa legislação é um dos resultados concretos da Lei 7.097/2006, que instituiu 2007 como o Ano Municipal da leitura.

PLENÁRIA MUNICIPAL DO FÓRUM BAIANO DE JUVENTUDE NEGRA

O Fórum Baiano de Juventude Negra convida a Juventude Negra Soteropolitana a participar da sua I Plenária Municipal que ocorrerá no bairro da liberdade / Colégio Duque de Caxias.
O Fórum Baiano de Juventude Negra é uma instancia de aglutinação da juventude autônoma e organizada visando criar mecanismos de enfrentamento a opressão por critério geracional direcionado a Juventude Negra.
Tal evento objetiva cumprir a demanda de ampliar a participação e articulação da juventude negra de Salvador, propiciando, por conseguinte a descentralização, interiorização, horizontalidade e integração de toda a diversidade religiosa, afetiva – sexual e territorial deste segmento no Fórum Baiano de Juventude Negra.
Ainda cumpre a incumbência de eleger 40 delegados (as) à Plenária Estadual do Fórum Baiano de Juventude Negra que irá ocorrer nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2008, no Recôncavo Baiano, na cidade de Cruz das Almas e 03 à Assembléia Nacional que irá ocorrer em Guarujá/SP nos dias 25, 26 e 27 do mês corrente.

O quê? – Plenária Municipal do Fórum Baiano de Juventude Negra.
Quando? 04 de julho de 2007 das 14 às 18 horas
Onde? Colégio Estadual Duque de Caxias

Contatos:
Elder Costa: (71) 9958-9592
Carla Akotirene: (71) 8108 - 6339/8854 - 3034
Geovan Adorno: (71) 8721-9265
Vivian Santos: (71) 8143-3097
DJ Branco: (71) 91510631
E-mail: forumbaianodejuventudenegra@yahoogrupos.com.br