sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A ex-militante do movimento Black Panters, ÂngelaI Davis, EUA, está na Bahia.

Por Márcio Viana

Esteve, no dia 4 de agosto, às 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a professora-doutora Ângela Davis da University of California at Santa Cruz/EUA. A doutora Ângela é muito conhecida no mundo por causa da sua militância social e racial nos Estados Unidos da America (EUA) em defesa da mulher e de pessoas que cumprem pena no sistema prisional. A professora Davis foi membro dos movimentos Black Power, Black Panters e do partido comunista de seu país, na década de 60, onde atuou ativamente. Hoje, é uma das principais referencias para os movimentos sócio-raciais no mundo.

O motivo de sua vinda ao Brasil é a abertura do "Curso Internacional Avançado em Estudos Étinico-raciais" promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e IAT. Com o tema "Da Plantation ao Sistema Prisional", a professora Ângela abordou assuntos que falavam do sistema prisional em período da história dos EUA.

Esteve presente o reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, representantes de movimentos sociais, estudantes, pesquisadores, professores, a vereadoras Olivia Santana, membros do Fórum da Juventude Negra da Bahia (FJNBA) e demais pessoas interessada pelo assunto. Jovens do FJNBA aproveitaram a ocasião para perguntar qual seria o papal do jovem no rompimento da cultura do cárcere e segundo a professora Davis "é preciso convidar as pessoas para o processo de discussão, orientá-la acerca do assunto. Como muitos dos internos nos presídios são jovens em cárceres, eles têm que ter voz no processo de discussão do destino de suas vidas, tem que elaborar estratégias de ações no movimento em favor da liberdade". A professora irá ministrar aulas no Instituto nesta semana. Informações através do (71) 3116-9033.