
“Viajando pelas cidades atlânticas da África, Europa e Caribe, percebi além das semelhanças, as diferenças culturais entre cada uma delas, além de perceber pontos de interseção com a Salvador do XXI. A maneira de produzir e da informação circular, que antes era física, hoje se dá através da internet, gerando rapidamente uma reprodução de signos,” afirma. Por aqui, além do graffiti que vem crescendo e se espalhando por todo estado, Goli fala do encontro com o ministereopublico: “É um exemplo privilegiado do assunto que abordo. Vocês recriam a cultura jamaicana que surgiu nos anos 50 sem nunca ter estado lá, e a recriam na Salvador do século XXI. Isso mostra claramente como a diáspora atua num novo momento cultural”, define.
Vale à pena participar deste workshop, que é gratuito e com certeza abrirá muitas questões e esclarecer muitos assuntos, através de textos, sons e imagens do mundo atlântico, uma excelente viagem cultural, étnica e sonora! Goli Guerreiro também é autora do livro “A trama dos tambores: A música afro-pop de Salvador”, de 2000. Segura aí programação...
Roteiro
- As três diásporas
- Mundo atlântico: Imagens, sons, entrevistas de Cuba, Trinidad, Benin, África do Sul, Moçambique, EUA, França, Inglaterra.
- Diálogos, sacadas, polêmicas e afins.
Terceira Diáspora - Culturas Negras no Mundo Atlântico
Local: SITOC, Rua do Passo, 40, Pelourinho – Salvador-BA.
Datas: 16 e 17 de março de 2009
Hora: 19 às 21 horas
TELEFONE – (71) 3326-6053 / 3492-3690
E-MAIL - dedarocha@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário